domingo, 10 de maio de 2009

sobre a vemaguet

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Sobre a postagem anterior, meu pai mandou um e-mail:
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"Um achado, a(o) Vemag. E também tenho uma pergunta, de quase-especialista em DKW: você tem certeza de que se trata de uma Vemaguet? Ou seria um Belcar Vemag? Você se lembra: Belcar era o nome do, digamos,' sedan'; Vemaguet, da 'perua', ou 'SW' como gostam de dizer hoje. Claro, você sabe muito bem o que é uma Vemaguet. Foi seu (nosso, depois que você nasceu) primeiro carro."
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Aí está, nosso primeiro carro, lá nos idos de 1970. A menininha sou eu. Quando era criança eu adorava essa foto, por causa do borrão causado pela velocidade baixa. Ainda adoro, na verdade, tanto que ela estava bem à mão, aqui mesmo no meu computador.



A que eu fotografei semana passada era uma Vemaguet mesmo, não um Belcar. Meu pai (que se chama Marco Antônio mas nos e-mails costuma assinar "pobre, velho pai") deu várias outras informações:
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"Belcar ou Vemaguete, o que você desencavou deve ser modelo 1964 ou 1965. A nossa era 1963, com a grade dianteira diferente. Foram os primeiros automóvel e perua fabricados no Brasil, se bem me lembro em 1959. Antes produziram-se aqui apenas caminhonetes (para cargas leves) Chevrolet, Ford e Willys, e jipes. O famoso Fusca veio um pouco depois. Aliás, o Belcar e a Vemaguete saíram de linha no Brasil só porque a Volkswagem comprou, lá na Alemanha, a Auto Union, dona e fabricante dos DKW (que obviamente a gente aqui chamava'decavê'), e lá manteve por um tempo a oferta dos DKW. Jogada de mercado: só os Vemag competiam aqui com o Fusca. Mais: a sigla DKW significa Das Kleine Wonder, que se traduz por 'a pequena maravilha'."
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