domingo, 24 de maio de 2009

azul com nuvens

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Esse bonitinho aí eu não sei o nome nem a marca, mas é vizinho de estacionamento da vemaguet dessa postagem aqui...
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Um comentário:

  1. Segue um comentário do meu pobre, velho pai (é assim que ele assina!), que ele mandou por e-mail por conta de desentendimentos com o blogspot:
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    A belezinha da linda foto "Azul com nuvens" parece (certeza, só com retrato do carro inteiro) uma "berlineta" Interlagos, fabricada aqui no Brasil, anos 1960, pela Willys Overland (a mesma dos Jeep, Rural e Pick Up Willys, depois dos Dauphine, Gordini, AeroWillys e mais tarde ainda do Corcel).
    Além da "berlineta" (com capota de metal, fixa, como parece ser a da foto), havia também o Interlagos conversível. Foram os primeiros esportivos (na aparência, ao menos) produzidos aqui.
    Embora a fábrica brasileira fosse subsidiária da estadunidense Willys (comprada pela Ford, lá na matriz, em 1970 ou 1971), os componentes mecânicos dos Interlagos tinham origem francesa, como os Dauphine e Gordini, lançados na Europa pela Renault. Algo assim como um prenúncio da globalização da indústria automobilística, que só se concretizaria três décadas depois.
    Em seguida vieram outros esportivos: Kharman Ghia, Puma, SM (Santa Matilde)... Observe-se que os Interlagos, assim como os Kharman Ghia e Puma, pretendiam emular as linhas arrojadas dos Porsche, Masseratti e Ferrari da época. O desempenho, claro, ficava muitos furos abaixo.
    Já o SM tinha por modelo os potentes e volumosos estadunidenses Mustang (Ford), Camaro (GM) e Fury (Chrysler).
    Outra curiosidade: o SM era produzido por uma fábrica de vagões ferroviários (!), a Santa Matilde, que operava em Três Rios. Coisas do Brasil: ela fabricava chassi, carroceria e conexos; importava motor, câmbio e outros componentes mais sofisticados; comprava aqui mesmo estofados, demais acabamentos e montava o veículo. Tudo muito parecido, outra vez, com o atual modelo mundializado das montadoras de automóveis. Pena! que a experiência, ineressantíssima, tenha durado pouco; mas vale o registro do pioneirsmo.
    (a) Marco Antônio -- ou pobre, velho pai.

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