sexta-feira, 27 de novembro de 2009

a brasília de marcos andrade

.
Marcos gosta de fotografar e de compartilhar seus passeios com os amigos em e-mails periódicos. Há poucos dias ele mandou as fotos e o texto abaixo. Mas eu resolvi acrescentar um título indignado:
.
A PEDRA FUNDAMENTAL ESTÁ FECHADA!
.
COMO ASSIM???
.



.

.

.

.

.
.
"No Morro do Centenário, em 7 de setembro de 1922, o presidente Epitácio Pessoa fez assentar a pedra fundamental de Brasília, fica a dez quilômetros de Planaltina. Baseada no sonho de Dom Bosco, a pedra fundamental caracteriza o ponto central do Brasil, 'entre os paralelos 15 e 20 graus'.

Costumo ir à pedra fundamental com o meu amigo Haroldinho há quase vinte anos. É por lá que voamos com nossos pequenos planadores radiocontrolados, aproveitando o lift que se forma quando o vento que vem do Vale do Amanhecer encontra a encosta do morro.

Esse é um divertimento fantástico, já passamos muitas e muitas horas por lá fazendo voos silenciosos, curtindo o vento e a beleza do local. Nesses anos todos levamos muitos amigos até lá para conhecerem o lugar e para terem experiências no controle dos planadores.

Ontem, depois de muito tempo, estivemos mais uma vez por lá e ficamos muito decepcionados, encontramos uma cerca na estradinha que leva ao local de onde costumávamos decolar, está tudo fechado. Não podemos mais chegar até o ponto ideal, existe uma placa que diz ser proibida a entrada.

O Dado e o Rubens também estavam lá e viram de perto a péssima novidade. Fomos obrigados a ir para o Morro da Capelinha, que fica próximo, onde também é possível voar, mas sem a mesma segurança para voos e pousos que o morro da pedra oferece.

Além disso, o morro da capelinha é muito visitado por ser o local da tradicional encenação da Paixão de Cristo, festividade que faz parte da programação da Semana Santa e costuma reunir mais de 150 mil fiéis. Isso corta um pouco a onda, as pessoas ficam fazendo perguntas sobre os aviões, o que perturba e tira a paz necessária para se desfrutar um voo junto com os gaviões e urubus que frequentam a região.

Estou encaminhando algumas fotos de ontem. Mando também duas fotos da pedra fundamental que foram tiradas em outra ocasião."
.
Marcos Andrade
.

2 comentários: