domingo, 6 de setembro de 2009

Dona Lourdinha

.
.
Tirei férias deste blog para trabalhar em outro projeto até o final de setembro, mas não resisti e voltei só para postar uma foto e um pouquinho da história de dona Lourdinha. Moradora do Torto, 82 anos, pioneira de Brasília. Chegou aqui em 1959, com o marido e alguns filhos pequenos -- os primeiros dos seus dezessete filhos criados, entre os 24 que ela gerou.
.
Montou uma venda no canteiro de obras da 109 sul e caminhava sozinha por aqueles ermos até o alojamento onde morava, na altura da 206 sul, tarde da noite, carregando numa sacola todo o dinheiro do dia. Não tinha medo não. Já andou de faca e de revólver. Cearense arretada, dirigiu muito caminhão pau-de-arara daqui pra Fortaleza e de Fortaleza pra cá.
.
Do alto do seu metro e meio, quando moça fez um chicote de fios elétricos e deu uma surra numa "zinha" que o marido arrumou -- coisa inesperada para uma menina de família, educada em colégio de freira. "Depois disso ele passou a concordar com tudo que eu fazia", conta ela, com a voz doce e os olhinhos brilhando.
.
Dona Lourdinha é um amor de pessoa e tem muita história para contar... Sou grata pelas horas que passei com ela. A foto acima é de Arthur Monteiro, para a revista do Sindjus.
.
*Marcelo, lembrei muito de você...

7 comentários:

  1. USHA

    Os meus muitos parabéns por nos mostrares aqui a D. LOURDINHAS!
    A minha homenagem a uma personalidade ( e valente) da História de Brasília, que espero um Perfeito não venha a omitir em tempo oportuno.
    Não a deixem viajar para o desconhecido sem lhe prestar pública homenagem!

    Um beijo , Usha.

    ResponderExcluir
  2. Oi, João! Em breve vamos publicar a história dela na revista do Sindjus, vou postar aqui o link. E também acho que ela merece uma homenagem pública. Além de pioneira, foi também parteira aqui em Brasília...

    ResponderExcluir
  3. Mais uma forte razão a reforçar uma homenagem pública!
    A quanta gente (anónimos e gente importante) não estendeu ela os braços, para serem gente?
    Foi da D. LOURDINHA que todo esse pessoal (pioneiros entre os naturais) que sentiram o primeiro braço estendido e, por certo, o primeiro afago.
    ESTÁ NA HORA DA DEMONSTRAÇÂO DE ALGUM AFECTO!

    Um beijo para ti ( e se estiveres com ela, dá-lhe outro por mim, não te esqueças).

    ResponderExcluir
  4. Que bom conhecer dona Lourdinha! E ainda é minha conterrânea!
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Usha, ia me esquecendo: vou colocar o endereço do seu blog nos meus, tudo bem?

    ResponderExcluir
  6. já disse q eu amo seu blog, né? acho q amo mais seu blog d q brasília. ; P

    ResponderExcluir