domingo, 19 de outubro de 2008

luis humberto, mestre


Ele veio para Brasília como arquiteto e foi co-fundador da UnB, nos bons tempos pré-golpe militar. Depois tornou-se fotógrafo e fez história na imprensa brasileira, com seu olhar incomum, sua postura crítica e, acima de tudo, sua inteligência brilhante. Voltou à UnB na década de 80 e deu aulas por dez anos. Ele nos matava de rir com suas tiradas impagáveis, mas também nos sacudia cotidianamente, sempre lembrando que lá fora nem tudo são flores. Eu custei a ver que sua decisão de se aposentar era perfeitamente razoável, legítima e pessoal (e que, além disso, não era da minha conta). Fiquei indignada, como se ele estivesse traindo todas as futuras gerações de alunos... Tive a sorte de ter Luis Humberto como professor em quatro disciplinas, na faculdade de Comunicação: Análise da Imagem, Políticas Culturais, Fotojornalismo 1 e 2. De quebra, ainda foi orientador do meu trabalho final. Esse retrato foi feito há duas semanas, quando eu, Rinaldo Morelli e Adriana Fernandes fomos à sua casa pedir colaborações para um blog que vamos lançar em breve.


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário